Fixação de coberturas metálicas com ganchos
14/Out
Já sabemos que os galpões industriais e comerciais são amplamente utilizados para abrigar linhas de produção, de montagem, setores de armazenagem e, em muitos casos, até áreas administrativas de empresas. As edificações em estrutura de aço são as mais encontradas nesses setores.
A qualidade de sua construção ou manutenção é primordial para garantir não só a segurança da edificação, mas a durabilidade da estrutura, evitando uma série de problemas, como fissuras, rachaduras até problemas mais sérios como desabamentos.
Atualmente é possível dizer, que quase 100% das falhas na construção em aço são evitáveis. Porém, é imprescindível haver um rígido controle nas fases do projeto e montagem por parte das empresas projetistas/fabricantes e adequado acompanhamento e manutenção na fase de utilização, por parte dos proprietários.
A escolha correta
Para definir a melhor solução de cobertura e fechamento lateral, de frente e de fundo, é necessário considerar além dos aspectos arquitetônicos, fatores como ação dos ventos, índice pluviométrico, o tipo de telhado, sua dimensão, ventilação e iluminação natural do edifício, fundamentais para as boas condições do ambiente interno, como a temperatura, a velocidade do fluxo de ar e a concentração de poluentes, dentro de níveis satisfatórios. Tudo tem que constar no detalhamento do projeto, que deve ser realizado por profissionais especializados.
A escolha do material e tipo de montagem também são pontos fundamentais. Se o aço da cobertura, por exemplo, não atender às especificações, ou seja, se o peso e espessura forem menores do que o valor de referência, poderá causar corrosão e a falta de estanqueidade, fragilizando o telhado. Por consequência, a falta de estanqueidade danifica a própria estrutura do telhado. Uma falha na instalação poderá colocar tudo a perder.
Especialistas também recomendam atenção minuciosa na fixação. A utilização de acessórios adequados garante a eficiência do sistema.
Fixação com ganchos
Empregados em coberturas de estruturas metálicas ou em concreto, os ganchos fazem parte do mais antigo sistema de fixação de telhas. O ideal é que eles sejam fixados na onda alta da telha, pois neste ponto não há acúmulo de águas pluviais e, consequentemente, reduz-se consideravelmente a chance de goteiras.
Os ganchos Metalpar (padrão MTP06, MTP16, MTP26 e MTP36) são fabricados nas bitolas nominais do corpo 5,4 m/m com rosca ¼” e 6,8 m/m com rosca 5/16”, com comprimento e modelo variados e rosca com 58 m/m.
São sempre acompanhados pelo conjunto de vedação: porca sextavada (MTP 216), arruela côncava galvanizada (MTP 196) e arruela em PVC flexível lisa (MTP 206) ou tipo chupeta (MTP216).
Os acessórios de vedação (fita de vedação e fechamento de onda) também são complementos muito importantes e de baixo custo, que podem contribuir para a maior estanqueidade da cobertura.
A Metalpar ainda oferece outros itens como a goiva (MTP236 e MTP246), que atua como distribuidor de tensão, evitando o rasgamento da telha, e calços ondulados (MTP256) e trapezoidal (MTP276), que atuam como limitadores, mantendo a permanência da altura da onda e contribuindo para que não ocorra amassamentos indesejáveis nas telhas, na ocasião do aperto das porcas.
Como calcular o tamanho do gancho
O gancho tipo “J” ou “L”, como o modelo MTP 16, normalmente é o mais utilizado e são aplicados em vigas tipo “U”.
Medida A = Somar altura da viga + altura da onda da telha + 40 m/m referente ao conjunto de vedação.
Medida B = Calcular a largura da viga e dar uma folga de 5 m/m aproximadamente
Medida C = Padrão de 20 m/m
Então, somando A+B+C encontramos a medida total do gancho.
É importante lembrar que existem as perdas de 6 m/m nas dobras de 1/4” e 8 m/m nas dobras de 5/16”.
Precisa de mais informações sobre fixação e parafusos para telhas? Entre em contato com a gente!
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Fixação de coberturas metálicas com ganchos