Existe diferença nos parafusos autobrocantes para metal e madeira?
24/Jun
Este artigo foi pensado para responder uma dúvida de um leitor do nosso blog e de muitas outras pessoas que ficam confusas quanto a diferenciação dos parafusos.
Qualquer parafuso funciona como uma excelente peça de fixação. Ele é responsável por unir itens e garantir firmeza às instalações, mas cada um possui características específicas.
Formados pelo corpo - que serve para rosqueá-lo, podendo ser cilíndrico ou cônico -, e a cabeça, parte superior encontrada em diversos formatos de acordo com a aplicação, os fixadores de maneira geral se diferenciam pela forma da rosca e haste, que formam o corpo, pela cabeça e pelo tipo de acionamento. Veja aqui mais informações sobre as partes do parafuso.
O parafuso autobrocante (também conhecido como autoperfurante), mencionado na dúvida do nosso leitor, é uma peça com alto poder de fixação, além de ser multifuncional. Por isso é tão procurado e usado no mercado, não só da construção.
Ele tem o objetivo de promover uma perfuração rápida e prática. É fabricado com uma broca na ponta, que dá a ele o poder de perfurar, atarraxar, fixar e vedar em uma única aplicação. Esse é um dos diferenciais deste parafuso, que dispensa a etapa de pré furação. Além disso, ele não causa eventuais deformações em superfícies, tornando sua aplicação bem segura, o que representa uma grande vantagem em qualquer trabalho.
O parafuso autobrocante é muito usado, por exemplo, em fixação de coberturas e telhas de diversos tipos como sanduíche com EPS ou PU, telha forro ou telha simples; paredes drywall - as famosas paredes secas; placas de gesso; estruturas e perfis metálicos, podendo também ser aplicado na junção de madeira com chapas metálicas.
A madeira, por ser um material mais rígido, exige fixadores resistentes, que suportem uma boa pressão para manter as peças unidas. Os parafusos nesse caso, devem ter um calibre mais grosso e roscas que se prendem com mais firmeza. Na Metalpar você encontra os modelos MTP136 e MTP136A.
É bastante comum o uso de parafusadeiras de alto torque e baixa rotação nas fixações com parafusos autobrocantes, mas dependendo da superfície de aplicação, de sua cabeça e fenda, podem ser fixados manualmente.
Abaixo listamos alguns modelos de parafusos autobrocantes:
- Aço Inox: é o modelo mais adequado para quem busca mais durabilidade e resistência, inclusive contra à corrosão. O modelo apresenta geralmente um bom custo x benefício. Veja alguns modelos: MTP116INX e MTP406A.
- Cabeça chata Philips: é bastante versátil, pois pode ser aplicado em placas cimentícias e baús, sendo utilizado largamente em diferentes áreas da indústria, especialmente na construção civil em perfis de alumínio e ferro. É um parafuso eficiente e que oferece alta durabilidade. Na Metalpar você encontra o modelo: MT506.
- Cabeça Panela Philips: é um padrão para aplicações que necessitam um nível de aperto mais eficiente. É muito utilizado na construção civil, para a fixação de calhas. Também tem boa aplicação em madeira com alumínios ou aço. Conheça o MTP116 Modelo TR.
Concluindo, os parafusos autobrocantes podem sim ser usados em madeira e metal. O importante na escolha é, sabendo onde será aplicado, escolher o modelo mais adequado, considerando o tamanho, tipo de cabeça e acabamento para garantir uma perfeita fixação.
Os parafusos autobrocantes oferecidos pela Metalpar são resistentes ao calor e à corrosão. São vendidos com arruela de metal e borracha. Ficou interessado? Solicite uma cotação online ou ligue para nós.
Leia mais sobre o assunto: A vantagem do parafuso autobrocante
Acompanhe nosso blog inscrevendo-se na newsletter. Sempre publicamos conteúdos relacionados a fixação. Caso tenha alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema, deixe um comentário para que possamos responder.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Existe diferença nos parafusos autobrocantes para metal e madeira?
nereu ferreira cintra
05.02.22RESPONDERLucas Oliveira
24.06.21RESPONDERWebmaster Nexo
RESPONDER24.06.21Obrigado pelo comentário.