Ganchos

Conheça os tipos de zincagem

25/Ago

Conheça os tipos de zincagem

Existem diferentes tipos de zincagem utilizados em produtos voltados para a construção civil. As principais são:

  • Ruspert 

Esse revestimento inorgânico é um anticorrosivo não eletrolítico de base aquosa, que leva em sua composição o zinco e o alumínio. Possui ação galvânica, ou seja, o zinco se corrói para proteger o aço.

Sua aplicação ocorre em 3 estágios: limpeza, processo que isenta a peça de óleos, graxas ou qualquer tipo de contaminação; revestimento, segunda etapa que se dá por imersão e centrifugação a frio ou por pintura eletrostática, dependendo do tipo de peça; e por último a cura, etapa em que o zinco e o alumínio alinham-se em camadas múltiplas, formando um revestimento metálico aderente a peça.

Entre as principais vantagens do acabamento Ruspert destaca-se a mínima espessura de camada sobre o metal base, evitando interferências no produto, como por exemplo, em roscas. Mesmo com baixa espessura, o revestimento Ruspert proporciona elevada performance anticorrosiva.  

 

  • Zincagem eletrolítica

Esse processo, realizado por imersão, é feito com a aplicação de uma camada de zinco sobre a superfície da peça, de ferro ou aço, por meio da eletrólise, ou seja, a deposição do zinco sobre a peça é feita através da passagem de corrente elétrica. A camada de zinco depositada funciona como uma barreira isolante do metal base, protegendo-o contra a corrosão.

Geralmente a utilização da peça e o local onde será exposta, é que determinam a espessura da camada de zinco a ser aplicada nesse processo, que é dividido em 3 etapas: preparação da superfície, que envolve a remoção de graxas e óleos e depois a lavagem; na segunda etapa, o banho de zinco e por último o pós tratamento, fase onde acontecem aplicações de produtos específicos para aumentar a resistência à corrosão da camada de zinco e também para melhorar a aparência e conferir cores as peças.

A galvanização eletrolítica geralmente tem um custo mais baixo, porém a resistência a corrosão é menor que a galvanização a fogo, por exemplo.

 

  • Zincagem a fogo ou galvanização a fogo

Nesse processo a camada de zinco aplicada na superfície de destino (de variados formatos e pesos) se funde na composição transmitindo todas as suas propriedades. É uma técnica complexa que tem como principal objetivo aumentar quimicamente a resistência da peça base com a penetração máxima do zinco através de uma imersão à altas temperaturas, chegando a 455ºC. É isso que garante a incorporação do revestimento na peça, que poderá permanecer sem danos por anos.

As principais vantagens da galvanização a quente são:

· Pequena manutenção e menor custo a longo prazo.

· Vida longa.

· Não é tóxico e não contém substâncias voláteis.

· Aparência mais uniforme.

Sua maior desvantagem é o alto custo envolvido no processo.


A Metalpar possui em sua linha de fixadores para aplicação em estruturas metálicas, ganchos e hastes galvanizados a fogo e parafusos auto brocantes com acabamento galvanizado eletrolítico e com acabamento Ruspert.

Nossa finalidade é oferecer elementos com alta resistência à corrosão, com proteção adequada tanto a maresia, como ambientes úmidos e atmosfera industrial, garantindo assim maior durabilidade, afinal segurança é um fator que a fixação exige!

 

Confira alguns produtos:

Conheça os tipos de zincagem Conheça os tipos de zincagem  Conheça os tipos de zincagem  Conheça os tipos de zincagem

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para Conheça os tipos de zincagem

Enviando Comentário Fechar :/