Conheça alguns tipos de coberturas metálicas
14/Jul
As coberturas metálicas são frequentemente usadas em galpões comerciais e industriais, como depósitos e fábricas, mas atualmente muitos engenheiros e arquitetos estão considerando esse elemento em outras categorias de projetos, e dessa forma, passamos a ver muitas casas modernas e variadas edificações usando as telhas metálicas.
Também conhecida por cobertura leve, a cobertura metálica é instalada sem gerar muito peso sobre os pilares e fundação. Esse é um dos fatores que a faz popular nas construções, principalmente aquelas com grandes vãos livres. Além disso, características como prazo de execução, custo/benefício favorável, fabricação sob medida que evitam os desperdícios e a adaptabilidade em diversos modelos de telhados, dão a cobertura metálica algumas vantagens em relação a outras.
Apesar da ampla variedade de tipos e de sua fácil adaptação aos modelos de telhados, é bom saber quais são as coberturas mais adequadas para garantir uma boa estanqueidade e durabilidade.
As coberturas metálicas podem ser compostas por estruturas e telhas metálicas ou somente telhas. Essa escolha é geralmente baseada no local onde será instalada, nos tipos de vãos da construção e prazo de execução.
Como saber qual a melhor opção para a minha necessidade? Essa é uma dúvida frequente. O conhecimento de um especialista nesta hora é sempre bem-vindo, mas vamos colocar aqui alguns modelos para você ter uma ideia dos diferentes tipos de coberturas metálicas.
Tipos de coberturas metálicas
As coberturas metálicas nada mais são do que telhas de metal, sendo que suas variações estão relacionadas ao material, ou seja, especificações do aço, ao peso, ao acabamento que poderá propiciar mais ou menos isolamento e as estruturas para as quais são mais ou menos indicadas. Veja a seguir algumas especificações e modelos que podem ser aplicados em fachadas, coberturas, fechamentos laterais e revestimentos, seja em casas, comércios ou indústrias:
Metais usados na fabricação de telhas
- Chapa de aço galvanizado - É produzido através da fusão do zinco e do ferro, em banhos de zinco. O aço galvanizado atende às questões ecológicas e oferece baixo índice de corrosão, evitando assim manutenção periódica;
- Galvalume – É uma chapa revestida com um composto de alumínio, zinco e silício. Esse material faz com que as telhas ofereçam maior resistência à corrosão, combinando a durabilidade do alumínio com a proteção galvânica do zinco. Ultimamente o galvalume ganhou o mercado e certamente é um dos materiais mais utilizados na fabricação de telhas;
- Alumínio - Fabricado por reações químicas do minério bauxita, o alumínio possui grande resistência à ferrugem, apresentando alta durabilidade. Entretanto, as telhas de alumínio costumam amassar com facilidade por serem maleáveis, comprometendo a estanqueidade da cobertura, ou, onerando muito o custo com a utilização de maiores espessuras de chapas.
Telhas mais utilizadas em coberturas
- Telha trapezoidal - São telhas com formato de trapézio. São amplamente utilizadas, fáceis de instalar e se destacam pela sua ótima qualidade de perfilação e acabamento. São produzidas a partir de diferentes espessuras de chapas, que classificam sua dureza. Sua principal utilização é em coberturas planas e grandes vãos entre terças. Para a sua fixação são usados trapézios e parafusos apropriados.
- Telha Zipada - O sistema de cobertura zipada é a solução ideal para grandes coberturas e pequenas inclinações. A instalação é feita através de uma “costura” longitudinal, encaixes sem nenhuma emenda e sem fixações aparentes. É comum que sejam projetadas já nos comprimentos das águas, evitando sobreposições. O perfilamento pode ocorrer tanto no solo quanto no próprio local onde o material será instalado. São indicadas para obras que necessitam de elevados níveis de estanqueidade e produzidas em diferentes tipos de metais. É possível ainda customizar a telha zipada conforme as necessidades e especificidades técnicas de cada projeto.
- Telha Sanduíche - Também chamada telha termoacústica, é composta por duas chapas e um isolante térmico no meio, que pode ser em EPS – Poliestireno Expansível (Isopor), PU – Poliuretano ou PIR – Poliisocianurato, que promovem o isolamento da temperatura e do som. A telha superior pode ser zipada ou trapezoidal. Sua utilização é indicada para coberturas que demandem características isolantes. Aqui você encontra algumas dicas de como instalar telhas sanduíches.
A fixação
Se você considera instalar uma cobertura metálica na sua construção, precisa ficar atento não só ao modelo de telha mais adequado a estrutura da edificação e ao telhado, mas também a fixação. Lembre-se que cada telha necessita de um parafuso apropriado. Na dúvida estamos aqui para auxiliá-lo também nesse quesito que, aliás é o que mais entendemos.
Você pode também ler esses artigos abaixo, que contém ótimas dicas:
- Cuidados na instalação de telhas
- O parafuso ideal. Como saber?
Este artigo te ajudou? Deixe um comentário e se precisar solicite uma cotação. Temos diversos modelos de parafusos e acessórios para fixação de telhas e atendemos todo o Brasil.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Conheça alguns tipos de coberturas metálicas