Como instalar e fixar telhas termoacústicas
24/Fev
Foto capa: ArchDaily
Segundo especialistas, a telha sanduíche pode promover um índice de isolamento térmico e acústico em até 90%, garantindo mais conforto para os indivíduos. Esse é o objetivo das telhas termoacústicas, garantir grande rigidez, alta resistência térmica e isolamento a ruídos externos.
O isolamento acústico é a vantagem que mais chama atenção de quem está planejando um telhado, principalmente quando a construção está localizada em um local barulhento. Com seu uso, o ambiente interno do imóvel fica mais silencioso.
Esse tipo de telha também é bastante recomendado para galpões industriais, pois evita que o espaço se torne muito quente.
As telhas termoacústicas são compostas por duas chapas e um isolante térmico no meio, que pode ser em EPS – Poliestireno Expansível (Isopor), PU – Poliuretano ou PIR – Poliisocianurato. Quanto ao modelo, o mais usado no mercado é o que possui chapas metálicas, tanto na parte superior como na inferior. Há uma versão mais barata, a qual a chapa inferior é de alumínio.
Onde instalar?
Como já mencionamos as telhas sanduíches são ótimas para galpões industriais ou fábricas, mas também podem ser utilizadas em residências, ginásios esportivos e coberturas de pequenas áreas (comerciais ou residenciais). Existem modelos pré-pintados, que dão um acabamento diferenciado e podem combinar com o projeto visual do local onde será utilizada.
Os telhados projetados com essas telhas são executados rapidamente, e além disso, resultam em uma obra mais econômica, afinal elas são fornecidas sob medida para a obra, então as perdas de material são mínimas, e por possuírem baixo peso, não necessitam de uma estrutura tão robusta.
Fotos: VivaDecora
Manutenção
Geralmente, as telhas termoacústicas tem uma vida bem longa, chegando a durar até 30 anos, com uma manutenção simples: apenas limpeza de superfície interna de tempos em tempos. Isto se ela for instalada corretamente, evitando infiltrações e ferrugem. Por isso é importante a contratação de profissionais especializados para a montagem, para evitar falhas e problemas futuros.
Como funciona a instalação e fixação?
No sistema de fixação das telhas termoacústicas é preciso observar diversas dimensões. Cada projeto apresenta especificações exclusivas em relação ao comprimento, largura, espaçamento, nivelamento da face superior e paralelismo nas terças.
Em fechamentos laterais é prudente analisar também o alinhamento e o prumo das terças, que deve ser perfeito, bem como o alinhamento longitudinal.
Dicas de instalação
● Usar parafusos autoperfurantes de costura nas sobreposições da onda de cada telha;
● Usar a medida 2.3/8” na onda baixa quando o PU for de 30 m/m. Quando a fixação for na onda alta você deve usar um parafuso autoperfurante de 4”;
● Em coberturas e fechamentos, é recomendado uma fixação longitudinal para costura (fixação telha-telha) de, no máximo, 500 mm;
● Para fixar a telha na terça aplicar parafusos autoperfurantes de fixação. Fixar os parafusos na onda alta da telha de forma alternada;
● Lembre-se de usar parafusos de fixação próprios para Madeira ou para Aço, de acordo com a sua obra. O autoatarraxante MTP 136A da Metalpar é próprio para madeira;
● Para fixações em terças de ferro, você também pode optar pelos ganchos MTP 16 da Metalpar;
● Para um melhor acabamento, caso a telha seja pintada, use anilhas plásticas nos parafusos autobrocantes e autarraxantes;
● E não se esqueça dos arremates para garantir a total estanqueidade do telhado. Entre eles estão os calços, próprios para telhas trapezoidais.
Boa obra!
Gostou do artigo? Deixe um comentário.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Como instalar e fixar telhas termoacústicas