Como fixar a placa cimentícia
14/Abr
As placas cimentícias são um tipo de painel que integram a técnica de construção a seco, conhecida por ser mais rápida, durável e com qualidades parecidas ou superiores às construções de alvenaria. Essas construções dispensam argamassa e cimento na composição estrutural da obra. São muito comuns nos EUA e tem ganhado muitos adeptos no Brasil devido suas diversas aplicações, como elemento de fechamento de paredes estruturais, vedação e fachadas.
Como é composta a placa cimentícia?
As placas cimentícias são pré-fabricadas e compostas basicamente de cimento Portland, agregados minerais leves ou fibras, celulose, entre outros materiais. As fibras incorporadas no cimento têm a função de melhorar suas propriedades de resistência.
As placas fornecidas pela maioria da indústria possuem espessuras variando em função do tipo e particularidade da aplicação. Essas medidas permitem seu transporte e fixação diretamente no canteiro da obra.
Existem duas classes de placas: a classe A, indicadas para aplicações externas, sujeitas a ação do sol, chuva, calor e umidade, e a classe B para aplicações internas não sujeitas a ação direta de intempéries.
Algumas empresas fornecem placas já com acabamento, seja pela coloração ou uso de textura que reproduzem materiais como madeira, por exemplo.
No geral, as placas cimentícias conferem:
- Ampla versatilidade de uso
- Ótima relação de custo-benefício
- Menor sobrecarga nas fundações e lajes, além de outros benefícios, como redução de custos e sustentabilidade
Trata-se de uma solução interessante para projetos que exigem rapidez na entrega sem perder a qualidade. Além disso, as placas cimentícias também trazem uma estética interessante e permitem projetos diferenciados e inovadores.
Construção com placas cimentícias: Seção de Combate a Incêndio – GRU. MM18 Arquitetura Fotografia: © Pedro Vannucchi
Placas cimentícias usadas em áreas internas: DM Engenharia. Fotografia: © Maíra Acayaba
Como fixar a placa cimentícia?
Alguns fabricantes afirmam que a instalação das placas cimentícias é simples de ser realizada, porém indicamos que seja feita por profissionais especializados, mesmo sendo esta, uma execução limpa, rápida e econômica.
Antes mesmo de fazer o projeto da construção é importante verificar as especificações técnicas da placa cimentícia e seguir as recomendações de montagem. Se ela for realizada de forma diferente, poderá ocorrer quebra de arestas ou cantos da placa durante o parafusamento. Ao furar a placa, o parafuso deve ficar perfeitamente fixado nos perfis da estrutura, do contrário a placa ficará solta.
A Metalpar, empresa especializada em parafusos para telhas, oferece em seu portfólio um kit próprio para fixação de placas cimentícias (MTP586) e o modelo MTP506, também apropriado para esse tipo de fixação
Basicamente, o sistema de montagem das placas cimentícias é composto por perfis de aço galvanizado fixados com parafusos específicos. As placas cimentícias são acopladas sobre a estrutura, também utilizando parafusos próprios. Cada painel precisa ficar a cerca de 3 a 5mm de distância um do outro.
O cálculo dos materiais para uma construção com placa cimentícia, incluindo acessórios e fixadores, varia em função da altura e da largura da parede. É importante ressaltar que todo o material deve estar em conformidade com a ABNT NBR 15498. Entre as regras, as placas não devem conter amianto. Peças em desacordo com as normas podem comprometer a durabilidade, a resistência e acarretar patologias nas paredes. Exigir mão de obra qualificada garantirá que todos os detalhes relacionados ao alinhamento e fixação promovam uma construção sustentável, resistente e perfeita.
Gostou deste artigo? Entre em contato e conheça nossos fixadores.
Leia também: As placas cimentícias e suas vantagens
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Como fixar a placa cimentícia