Como corrigir as patologias nas coberturas?
18/Mar
Existem diversos modelos de telhas no mercado, usadas em diferentes aplicações. Muitas possuem uma longa vida útil, porém, para manter seu estado de conservação e evitar as patologias, é necessária uma atenção especial à maneira de fixá-las. Uma forma incorreta de fixação, pode comprometer todo o projeto, reduzindo a durabilidade do material e criando danos, inclusive, ao que está abaixo da edificação. Para evitar esses riscos, daremos aqui algumas dicas.
Sabemos que todos os elementos de uma construção têm uma certa durabilidade, porém as patologias nas coberturas são causadas geralmente por alguns fatores, como:
- Falta de limpeza após a instalação dos fixadores, gerando pontos de corrosão;
- Má aplicação dos fixadores;
- Parafusos inadequados ou com pouca profundidade;
- Escolha equivocada de fixadores. Por exemplo: usar parafusos de costura no lugar de parafusos de fixação, já que são parecidos;
- Aperto excessivo, causando acúmulo de água e sujeira;
- Má qualidade dos fixadores.
O que esses fatores podem ocasionar:
- Em caso de uma empresa, por exemplo, suspensão do trabalho para a execução da manutenção ou troca de todo o telhado com segurança;
- Se existe um avanço rápido da corrosão, isto causará maior necessidade de manutenções periódicas, e consequentemente maiores gastos;
- Comprometimento da estrutura;
- Depreciação do imóvel;
- E muitas vezes perda material por acidentes.
Como evitar certas patalogias?
Tudo começa com a instalação. Então o primeiro passo é verificar o procedimento, seguindo as recomendações dos fabricantes. Os parafusos devem ser adquiridos de acordo com o tipo de instalação e modelo da telha a ser usada no projeto. Apesar de serem o material de menor custo de toda a obra, parafusos adequados são essenciais para uma fixação perfeita e um bom resultado final. Do contrário, podem comprometer todo o investimento.
Além dos parafusos corretos, é fundamental se atentar a qualidade.
A Metalpar oferece uma linha completa para fixação de telhas trapezoidais, telhas zipadas, entre outras. Você pode conhecer clicando aqui.
Por fim, vem a execução. Ela deve seguir todas as regras e cuidados de acordo com o tipo de telha que será instalada.
De nada adianta ter bons produtos e executar a instalação de forma errada. É essencial que um profissional especializado execute o serviço. Ele irá calcular corretamente a inclinação do telhado, fará as medições para obter a quantidade de telhas e parafusos necessários, evitando desperdícios, e fará a montagem de forma a garantir o melhor desempenho para a cobertura, evitando patologias futuras.
Veja outros artigos onde mencionamos algumas dicas sobre instalação:
- 4 dicas para uma boa fixação de telha
- Como instalar e fixar telhas termoacústicas
- Fixação de coberturas metálicas com ganchos
Este artigo te ajudou? Deixe um comentário e boas obras!
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Como corrigir as patologias nas coberturas?