Calculista estrutural
04/Mai
Empresas envolvidas em uma obra, seja ela pequena ou grande, tem como responsabilidade o cálculo estrutural da mesma, não só para avaliar os esforços suportados em cada peça da estrutura à base, mas as ações das forças que poderão agir sobre ela, além do cálculo da quantidade de materiais a serem utilizados. Você já deve ter visto casas sendo construídas como se fossem prédios, com pilares e fundações superdimensionadas. É muito comum isso ocorrer quando a empresa acha que o empreiteiro pode saber dimensionar a estrutura. O que acontece nesses casos é um grande desperdício de material.
O cálculo estrutural tem grande importância em uma obra, tanto quanto a sua execução. Ele é responsável por toda a segurança da edificação. Ter um bom planejamento garante também economia.
São vários os fatores que precisam ser avaliados no cálculo, como a concepção estrutural, o uso da edificação, as fundações, a estabilidade do solo, entre outras.
Todo projeto estrutural é desenvolvido com base no projeto arquitetônico que definirá o tipo de estrutura a ser utilizada: concreto armado, alvenaria, metálica ou madeira.
A partir desta etapa e dos fatores acima mencionados, são feitos os cálculos. Para uma estrutura metálica, por exemplo, são definidos o tamanho, forma e peso dos perfis, e como eles devem ser fixados entre si.
O cálculo estrutural é complexo e um processo demorado que deve ser sempre feito por um especialista.
Hoje, dia 4 de maio, é comemorado o dia do calculista estrutural, esse profissional tão importante para a qualidade, eficiência, segurança e vida útil de um empreendimento.
E você, como tem alcançado soluções na elaboração de seus projetos estruturais? Conta para a gente. Deixe um comentário.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Calculista estrutural