A origem do parafuso
09/Jun
O parafuso é uma peça confeccionada com metais como ferro ou aço, que tem por finalidade a união e fixação não permanente de elementos como madeira, chapas metálicas, entre outros, ou seja, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas.
Quando pensamos em parafusos, fundamentalmente nos vem à cabeça o âmbito da construção ou da indústria, afinal eles são elementos extremamente versáteis e primordiais nesses segmentos.
Você já se perguntou qual a origem do parafuso?
Existem algumas versões a respeito e a maioria é atribuída ao filósofo e cientista grego Arquitas de Taranto, que viveu entre 400 e 350 a.C, um personagem pouco conhecido, historicamente falando.
A criação do parafuso foi um dos marcos importantes na vida de Arquitas, que o desenvolveu para ser utilizado em prensas para a extração de azeite de olivas, bem como, para a produção de vinho.
Já Arquimedes, por volta de 250 a.C., desenvolveu o princípio da rosca para ser usado na construção de dispositivos para o transporte de água na irrigação.
Há também evidências que os romanos aplicaram o princípio de Arquimedes para conduzir materiais em minas e que, em 79 a.C., componentes parafusados foram aplicados em instrumentos cirúrgicos.
O primeiro documento impresso sobre parafusos consta em um livro do começo do século XV. Os parafusos de metal só apareceram na Europa a partir do ano de 1400 e Johann Gutenberg incluiu estes componentes entre os fixadores de sua impressora.
Leonardo da Vinci também é mencionado por alguns autores indicando que as máquinas para fabricar parafusos aparecem em vários desenhos em seus cadernos no fim do século XV e começo do século XVI, mas o primeiro equipamento concreto para este propósito foi inventado em 1568 por Jacques Besson, um matemático francês.
Independente da exata origem do parafuso, sabemos que ele é uma peça fundamental e extremamente usada na área da construção civil.
A fixação representa uma parcela pequena do valor global de uma construção, porém está envolvida em situações de âmbito estrutural e atribuída às solicitações de alto grau de responsabilidade, como é o caso da fixação de telhados e coberturas. Por esse motivo, é necessário se atentar a qualidade do material, aos procedimentos e recomendações estabelecidas para cada produto.
A falha ou deficiência de um fixador, resultante de sua aplicação incorreta ou mesmo um mau dimensionamento, pode provocar inúmeros transtornos ou até mesmo o risco à vida.
Ao unir peças com parafusos, o profissional precisa levar em consideração alguns fatores:
· Profundidade do furo broqueado;
· Profundidade do furo roscado;
· Comprimento útil de penetração do parafuso;
· Diâmetro do furo passante.
Não use qualquer parafuso! Garanta a qualidade da sua obra. Conheça a linha Metalpar para fixação de telhas.
Ficou interessado? Solicite um orçamento online sem compromisso. Basta selecionar o produto e quantidade desejada. Mantemos um amplo estoque para o envio imediato.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para A origem do parafuso