4 dicas para uma boa fixação de telha
23/Out
O uso de telhas metálicas é bastante comum em diferentes tipos de projetos, pois são bastante resistentes e duráveis.
Porém, não é só o zelo e a atenção com a manutenção periódica que devem ser levados em conta para garantir uma vida longa a cobertura. A forma como as telhas metálicas são fixadas é que garantirá sua durabilidade e evitará danos. A escolha correta dos parafusos é fundamental na instalação das telhas.
Qual a importância de escolher o parafuso adequado?
A aplicação correta, seguindo as orientações, geralmente cedidas pelo departamento técnico da fabricante da telha, diminui significativamente a necessidade de manutenção no decorrer da vida útil do produto.
Mesmo tendo os parafusos o menor custo dentro de um projeto de instalação de telhas, muitas pessoas, por motivo de economia, escolhem modelos que não são adequados e acabam comprometendo a obra.
Um produto inadequado prejudica a vedação, pode amassar a telha metálica ou ainda causar ferrugem. Além disso, como já mencionamos em outros artigos, a má instalação das telhas pode comprometer também a estrutura, ou seja, as instalações abaixo dela, como o forro, componentes elétricos e outras partes da edificação.
O ideal é que os elementos de fixação tenham qualidade, correspondam ao que é solicitado no manual de instalação das telhas e esta seja realizada da forma correta para assegurar uma perfeita vedação, garantindo assim total estanqueidade à cobertura.
Para a instalação procure sempre profissionais qualificados e habilitados.
Além disso, dependendo do tipo e forma da cobertura ou fechamento lateral, outros materiais serão necessários para garantir a boa qualidade da obra. A fixação em estruturas de aço é bem diferente da feita em madeira. É imprescindível que todos os detalhes estejam relacionados no projeto.
Como escolher um parafuso correto para telha?
Além da qualidade que já mencionamos, é importante estar atento a alguns detalhes como:
1. Características do parafuso
O tamanho e modelo do parafuso dependerá do tipo de telha escolhido. Para telhas planas geralmente é indicado parafusos pequenos que perfuram a telha e a terça. Eles devem conter uma arruela em EPDM, que tem como objetivo vedar a água e proteger o material contra altas temperaturas, além de reforçar a vedação do parafuso.
Para telhas tipo sanduíche, os parafusos devem ser escolhidos de acordo com o tamanho das mesmas.
Os materiais das telhas também devem ser levados em consideração. Ou seja, cada telha tem a sua aplicação e um tipo de parafuso próprio. Siga sempre as recomendações técnicas do fabricante e procure sempre por parafusos de qualidade.
2. Quantidade necessária
Em média, se utiliza 4 parafusos de fixação (que une a telha e a terça de apoio) por metro quadrado. Além disso, deve ser utilizado um parafuso de costura, que faz a união entre as telhas, por metro linear.
3. Fixação correta do parafuso
Durante a montagem é imprescindível que o operador pise sobre uma chapa rígida para distribuir a carga sobre o telhado. Caso contrário podem ocorrer deformações nas ondas altas e aberturas de parafusos, ocasionando goteiras.
Deve-se evitar que o parafuso seja apertado mais do que o indicado (além do ponto de torque da parafusadeira). Se isso ocorrer, a borracha pode sofrer deformação ou estourar.
Utilize a ferramenta correta, ou seja, uma parafusadeira com controle de torque que garantirá uma operação confiável e rápida. É possível usar um limitador de profundidade também.
4. Cuidados essenciais
Para não colocar o seu investimento em risco, tenha atenção também a alguns cuidados:
- Para que a cobertura seja completamente estanque à água da chuva, é necessário seguir as recomendações de sobreposições transversais e longitudinais, em função da inclinação do telhado;
- Se durante a instalação o parafuso estourar a borracha, a indicação é de que ele seja substituído imediatamente;
- Para um perfeito acabamento em telhas pintadas, deve-se empregar, na cabeça do parafuso, anilha plástica da cor da telha.
- Após a instalação a área deve ser limpa. Isso é importante para eliminar resíduos (limalhas) que, se não retirados, podem causar corrosão.
Aqui, você encontra parafusos feitos de aço resistente, em diferentes tamanhos e tipos de encaixe. São variados modelos para atender com precisão todas as demandas de construções comerciais e residenciais de todos os portes.
Pode parecer uma tarefa simples, mas escolher o tipo de parafuso certo nem sempre é tão rápido como gostaríamos. Se você tiver dúvidas na escolha, entre em contato que o ajudaremos. A Metalpar oferece um atendimento personalizado, de acordo com as necessidades dos clientes.
Gostou do nosso artigo? Comente.
Metalpar Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para 4 dicas para uma boa fixação de telha
Antonio Melo Filho
25.03.21RESPONDERVendas Metalpar
RESPONDER09.04.21Citamos que é recomendada uma ferramenta correta, ou seja, uma parafusadeira com controle de torque que garantirá uma operação confiável e rápida. Podemos nos aprofundar nesse assunto em um próximo artigo.
Obrigada pelo seu comentário.
Um ótimo dia e boas obras!